Tel. Geral Tel. Consulta

Hospital Evangélico oferece tratamento para pacientes com Disfagia

A Disfagia é uma alteração no ato de engolir um alimento, líquidos e até mesmo a saliva. Esse é um dos sintomas que podem ser causados por várias doenças neurodegenerativas, câncer, acidente vascular cerebral (AVC), e tratamentos de quimioterapia e de radioterapia. No ano de 2023, a equipe de fonoaudiologia do Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV) realizou mais de 1.600 atendimentos referentes à Disfagia.

O tratamento da Disfagia no HEVV pode ser indicado para os pacientes que estão internados nas unidades de internação, nas unidades de terapia intensiva (UTI) e até mesmo em consulta no ambulatório.

“Aqui nós identificamos os pacientes que estão com esse sintoma e apresentamos técnicas e exercícios para melhorar a sensibilidade na boca e assim facilitar/ melhorar a deglutição. Às vezes nós ensinamos o paciente a reaprender a mastigar”, ressalta Lucas Rosas Campelo, que faz parte da equipe de fonoaudiologia do HEVV.

Seu Antônio Neves descobriu o câncer de esôfago em 2021. Por conta da doença ele não conseguia mais mastigar. “Eu tive muita secreção na altura da garganta e tive que usar sonda por alguns meses para me alimentar. Fiz o tratamento com o fonoaudiólogo e foi extremamente importante para a minha recuperação. Hoje eu voltei a comer e a falar. Sou eternamente grato a equipe do HEVV”, conta seu Antônio.

 Seu Antônio durante o atendimento com o fonoaudiólogo Lucas

Nesta quarta-feira, 20 de março, é o Dia Nacional de Atenção à Disfagia. Data importante para alertar sobre alguns sinais que podem passar despercebidos.

“A Disfagia pode afetar as pessoas em diferentes faixas etárias. A tosse, o pigarro, o engasgo, a dor ao engolir, a sensação de alimento parado na garganta e dificuldade para mastigar podem indicar que tem algo errado e é necessário buscar um médico. Um diagnóstico precoce envolvendo uma equipe multidisciplinar pode evitar o agravamento das doenças”, reforça Mariana Barcelos, que também faz parte da equipe de fonoaudiologia do HEVV.

Assessoria de Imprensa 
Hospital Evangélico de Vila Velha
Nadia Vaccari (27) 99203-9937
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Certificação


ONA 3