Tel. Geral Tel. Consulta

Paciente que foi o primeiro transplante renal do HEVV comemora 44 anos de sucesso da cirurgia

O abraço carinhoso demonstra o sentimento de gratidão que o paciente José Carlos Gonçalves tem pelo nefrologista do Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV), Dr. José Nilton do Amaral Torres. Os dois se conhecem há 44 anos, desde quando seu José Carlos deu entrada no HEVV, com 16 anos, para realizar um transplante de rim.

“Eu lembro direitinho dele! Era um menino que fez diálise peritoneal no Hospital Evangélico por poucos meses e logo em seguida foi o nosso primeiro transplante renal. Ele teve a alegria do próprio irmão doar um rim para ele até porque na época só se fazia transplante com doador vivo”, conta Dr. José Nilton que participou da cirurgia e trabalha no HEVV até hoje.

 Dr. José Nilton e seu José Carlos no HEVV

Em 2024, Dr. José Nilton completa 50 anos do exercício da medicina no HEVV, e até hoje ele e seu José Carlos mantém o contato. O paciente diz que ele é o seu médico preferido.

“Eu desejo tudo de bom para o Dr. José Nilton todos os dias que eu acordo. Considero como se ele fosse da minha família. Até mensagem de felicitação de aniversário eu mando para ele! Deus salvou a minha vida e o doutor ajudou”, declara seu José Carlos.

 Seu José Carlos aos 16 anos fazendo diálise peritoneal (arquivo pessoal do pacientel)

Seu José Carlos descobriu que tinha a doença renal crônica bem novo e começou o tratamento no interior do Estado. Lá, devido a medicação utilizada, ele perdeu a audição, mas isso não o impediu de realizar a cirurgia e ter uma vida normal por 44 anos.

“Tenho uma satisfação enorme de ver o resultado positivo desse transplante. Ao longo desses anos o paciente formou uma família, trabalhou na área da construção civil e cuidou muito bem do órgão que recebeu. Sinto muito orgulho da carreira que eu escolhi e de ter participado da história desse paciente”, completa Dr. José Nilton.

 Dr. José Nilton e seu José Carlos no HEVV

 

Centro Transplantador do Hospital Evangélico de Vila Velha

O HEVV é habilitado para realizar transplante desde o ano de 1980, pelo Sistema único de Saúde (SUS). A instituição já é um hospital referência em transplante de rim com doador vivo e falecido, coração, fígado, córnea e esclera.

O Hospital Evangélico conta com uma equipe preparada e altamente especializada para realizar o procedimento cirúrgico, além de ter uma estrutura hospitalar de qualidade para atender os seus pacientes.

Atualmente, a equipe do Centro Transplantador é composta por nefrologista, cardiologista, urologista, hepatologista, cirurgião cardiovascular, cirurgião do aparelho digestivo, cirurgião geral, anestesista, enfermeiro, assistente social, psicológico, fisioterapeuta, nutricionista e assistente administrativo que visam avaliar o paciente e oferecer todo o suporte necessário em todas as etapas do transplante.

 

Serviço de Nefrologia do Hospital Evangélico de Vila Velha  

O HEVV é referência na área de nefrologia e conta com uma estrutura ampla que atende o paciente pré-dialítico até o pós-transplantado, ou seja, há um ambulatório com nefrologista para atender os pacientes ainda antes da diálise com acompanhamento por meio de exames. A equipe é formada por uma coordenadora, nove médicos nefrologistas, seis enfermeiros, dois assistentes sociais, uma psicóloga, um terapeuta ocupacional, um nutricionista, 37 técnicas de enfermagem, duas auxiliares administrativas e duas auxiliares de serviços gerais.

O trabalho é sempre realizado em conjunto para que o tratamento aconteça da melhor maneira possível, garantindo a qualidade técnica dos procedimentos e o atendimento humanizado para pacientes e familiares.

 

Assessoria de Imprensa 
Hospital Evangélico de Vila Velha
Nadia Vaccari (27) 99203-9937
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

 

 

 

 

 

Certificação


ONA 3