Tel. Geral Tel. Consulta

Campanha Novembro Azul alerta para a conscientização sobre o câncer de próstata

A vergonha e o preconceito ainda são grandes empecilhos para a realização do exame que dá o diagnóstico do câncer de próstata. De acordo com o urologista do Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV), Dr. Rodrigo Tristão, o tema ainda é tabu e muitos homens se recusam a fazer o exame.

“A campanha realizada no mês de novembro é extremamente importante para conscientizar os homens sobre a importância de realizar os exames que diagnosticam a doença. Cerca de 20 a 30% ainda se recusam a fazer os exames do toque retal e o antígeno prostático específico (PSA)”, destaca o Dr. Rodrigo Tristão.

Seu Agenor da Silva tem 72 anos e descobriu que estava com câncer de próstata aos 57 anos durante um exame preventivo. “Eu morava no interior de Minas Gerais e sempre fui ao médico fazer esse exame até porque tem caso dessa doença na minha família. Quando converso com os colegas percebo que eles têm muita vergonha de falar sobre o assunto. Mas foi esse exame que salvou a minha vida!”, conta seu Agenor.

 Dr. Rodrigo Tristão, urologista do Hospital Evangélico de Vila Velha

 De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), para o triênio 2023-2025, estima-se quase 72 mil novos por ano. São considerados fatores de risco estabelecidos a idade, o histórico familiar positivo, obesidade e raça negra.

Para alertar ainda mais a população masculina sobre o câncer de próstata é realizada a campanha Novembro Azul que traz informações importantes sobre o assunto, principalmente, quando se fala em exame preventivo e diagnóstico precoce.

“Normalmente, o câncer de próstata evolui muito devagar e os sintomas aparecem em um estágio mais avançado da doença. Por isso, o diagnóstico precoce da doença está diretamente relacionado ao sucesso no tratamento e pode atingir taxas de cura superiores a 90%”, ressaltou o urologista Dr. Rodrigo Tristão.

Camisa Novembro Azul

Nesse ano, o Hospital Evangélico de Vila Velha reforça a campanha de prevenção contra o câncer de próstata com a venda de uma camisa personalizada. O material está sendo vendido no bazar do HEVV por R$ 35,00. Todo o valor arrecadado será revertido para o setor de Oncologia do hospital.

 

Certificação


ONA 3