Tel. Geral Tel. Consulta

Transplantados participam de caminhada na orla da Praia da Costa

A 12ª Caminhada de Sensibilização para Doação de Órgãos reuniu pacientes, médicos e funcionários do Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV) na orla da Praia da Costa, na tarde do último sábado (14). O evento promovido pelo hospital contou com música, diversão e muita informação sobre a doação de órgãos.

A ação, que já faz parte do calendário do hospital, tem como proposta incentivar o diálogo familiar sobre o assunto, além de esclarecer dúvidas sobre o processo da doação.

12ª Caminhada de Sensibilização para Doação de Órgãos do HEVV

“Muitas pessoas só estão nessa caminhada porque uma família disse sim para a doação de órgãos. Sair do consultório e disseminar a informação é essencial para que a população reflita e entenda que a doação de órgãos é um processo seguro e que salva vidas”, disse o coordenador do serviço de transplante hepático do HEVV, Dr. Francisco Nolasco.

Sérgio Maia é engenheiro e passou por uma cirurgia de transplante de fígado no HEVV no início deste ano. Ele estava com a esposa e os filhos na caminhada. “Essa é uma iniciativa maravilhosa para ajudar na conscientização das pessoas! Cada vez mais precisamos falar sobre esse assunto. Eu tive uma nova oportunidade de viver e estou aqui com minha família graças a um transplante”, falou o engenheiro.

 O paciente Sérgio Maia e sua família

José Castro, de 46 anos, fez a cirurgia de transplante renal no HEVV há cerca de 50 dias. Ele ficou esperando por um doador por, aproximadamente, três anos, até descobrir que a esposa era compatível e eles realizaram o transplante intervivo.

“Eu fiquei na fila e não consegui receber o órgão que precisava. Agradeço a minha esposa ter tido esse gesto de amor e generosidade. Graças a ela, hoje tenho uma vida nova e não preciso fazer mais hemodiálise. Só quem está na fila sabe como é angustiante, por isso é tão importante estarmos nesta caminhada”, reforçou o aposentado.

 O paciente José Castro fez a cirurgia de transplante renal há cerca de 50 dias

A caminhada terminou por volta das 17h e atraiu a atenção de quem passava pela praia e estava nos prédios. “O número de recusa familiar aqui no Estado ainda é muito alto. Por isso, neste mês nós reforçamos as ações de conscientização e estamos aqui para mostrar quantas vidas podem ser salvas quando se aceita ser um doador”, ressaltou o coordenador do centro transplantador do HEVV, Bruno Majevski de Assis.

 Médicos do HEVV

Assessoria de Imprensa 
Hospital Evangélico de Vila Velha
Nadia Vaccari (27) 99203-9937
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Certificação


ONA 3