Tel. Geral Tel. Consulta

HEVV adota Visita Virtual e comove pacientes e familiares

A emoção invadiu os corredores do Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV) em uma iniciativa para estreitar os vínculos entre os pacientes e familiares durante o período de distanciamento social, em que as visitas presenciais estão suspensas, atendendo ao que orientam as autoridades de saúde para minimizar os riscos de propagação da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

A Equipe Multidisciplinar do HEVV uniu tecnologia e tratamento humanizado para desenvolver o projeto de Visita Virtual, uma ação que reforça a importância do apoio psicológico em um momento tão delicado de pandemia do novo coronavírus. “Este é um momento delicado em que devemos ter ainda mais atenção ao sofrimento humano e desenvolver estratégias de comunicação para manter o vínculo entre o paciente, família e equipe assistencial”, enfatiza a psicóloga Camyla Bastos, coordenadora da equipe multidisciplinar do HEVV.
 
O protocolo de visitas virtuais foi implantado no Hospital Evangélico de Vila Velha para todos os pacientes internados, mesmo aqueles que não possuem diagnóstico positivo para Covid-19. “Pacientes com capacidade verbal efetiva recebem chamada de vídeo de familiares ou amigos por meio da organização de um grupo criado para essa finalidade, chamado de Time de Comunicação e Acolhimento. Para os pacientes sem capacidade verbal a família poderá enviar áudios, que serão reproduzidos no leito”, explica a psicóloga.
 
Primeira experiência
 
 
O paciente Ramon Pereira Salomão, de 30 anos, não conteve as lágrimas ao participar de uma videochamada com a esposa e filho. Em meio à emoção, a família declarou que estava com saudades e o filho finalizou a ligação com a frase “Eu te amo, pai”.
 
O paciente, que está na Unidade de Internação do Hospital Evangélico de Vila Velha, foi o primeiro a participar da Visita Virtual, realizada no dia 17 de abril.

 

Certificação


ONA 3