Tel. Geral Tel. Consulta

A obesidade e os riscos para a saúde

11 de outubro é o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade. Data que deve ser lembrada, principalmente, por conta do aumento do número de pessoas com sobrepeso. Segundo uma projeção feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2025 cerca de 2,3 bilhões de adultos vão estar com sobrepeso e mais de 700 milhões serão obesos. 

De acordo com o coordenador da cirurgia bariátrica do Hospital Evangélico de Vila Velha, Tarcísio Zovico, a obesidade é uma doença e piorou muito durante a pandemia da Covid-19. “As pessoas ficaram ansiosas, deixaram de fazer exercícios físicos e passaram a ter uma alimentação mais industrializada. Isso só prejudicou a saúde”, destaca o médico. 

O coordenador também explica como o sobrepeso pode gerar mais doenças para o indivíduo. “Sabemos que a obesidade causa problemas como hipertensão, diabetes, colesterol, gordura no fígado e apneia do sono. A Covid-19 se tornou mais uma preocupação para pessoa obesa, que acaba tendo mais chance de internar e morrer”, afirma o cirurgião. 

O Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV) realiza, aproximadamente, 40 cirurgias bariátricas por mês. Mariana Laino tem 35 anos e operou há um mês. “Eu pesava 128 kg e descobri que estava com diabetes tipo 2. Fiz o tratamento com a equipe multidisciplinar do hospital, emagreci durante o processo e operei. Mas me conscientizei que a transformação é principalmente na mente, e não só no corpo”, ressalta a gerontóloga.

O HEVV conta com um serviço completo para atender o paciente com excesso de peso. Com equipamentos de última geração e profissionais capacitados e especializados na área da cirurgia bariátrica. 

E o cirurgião gastrointestinal faz um alerta! “A cirurgia bariátrica faz parte de todo um processo e é o último recurso para pessoa que tem excesso de gordura. O importante é a mudança de vida e de hábitos”, reforça o médico.

Assessoria de Imprensa 
Hospital Evangélico de Vila Velha
Nadia Vaccari (27) 99203-9937/3016-4042
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

Certificação


ONA 3