Tel. Geral Tel. Consulta

Cirurgias de transplantes voltam em 2021 e trazem esperança para quem está na fila de espera

Nesse ano, o Hospital Evangélico de Vila Velha retomou as cirurgias de transplantes com “doadores vivos”, esse serviço havia sido suspenso em 2020 por conta da pandemia. A instituição que é referência em transplantes de rim, córnea, coração, aproveita o mês do setembro para reforçar a importância de ser um possível doador de órgão. 

Seu Alcides era um paciente renal e fazia hemodiálise na instituição. Ele foi transplantado no mês de julho pela segunda vez. “Eu já não tinha mais esperanças de receber um rim novo. Eu fiz a primeira cirurgia em 2018, mas meu organismo rejeitou o órgão e agora eu recebi uma nova oportunidade para viver”, conta o aposentado. 

No Espírito Santo, 1.227 pessoas estão na fila esperando por um transplante de rim. Sthephanie Vidigal é uma delas. Ela tem 36 anos e está na fila há quase 10. “Eu faço o tratamento no Evangélico e o carinho e amor que recebo dos funcionários é fundamental para seguir em frente porque estar na fila à espera de um órgão é muito doloroso”, fala a cerimonialista. 

Foto Site 02 Setembro Verde 2021Alcides Lopes e esposa Nazareth                                  Sthephanie Vidigal 

Pode ser doador qualquer pessoa que teve morte encefálica e que a família autorize a doação. De acordo com a nefrologista, Luciana de Assis Borba, a recusa familiar é o principal motivo para que o órgão não seja doado. “A maioria das pessoas têm medo de autorizar a doação. Elas ficam em dúvida de como acontece o processo e por isso é tão importante falar sobre o assunto e sempre retirar todas as dúvidas”, argumenta a médica.

O Hospital Evangélico realizou 12 transplantes renais e 56 de córneas nesse ano. “A pandemia impactou consideravelmente na queda do número de cirurgias de transplantes, mas já está começando a melhorar e para auxiliar ainda melhor os pacientes que estão na fila de espera, a instituição conta com uma equipe multidisciplinar”, disse a nefrologista Luciana de Assis Borba. 

Nesse mês, a Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital Evangélico fará ações nos ambulatórios com o objetivo de informar às famílias como esse ato de amor pode salvar vidas. 

 

Assessoria de Imprensa 
Hospital Evangélico de Vila Velha
Nadia Vaccari (27) 98121-0850 / 3016-4042
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

Certificação


ONA 3