Tel. Geral Tel. Consulta

Perguntas Frequentes


1) QUEM É A AEBES?

A Associação Evangélica Beneficente Espírito-Santense – AEBES – foi fundada em 1956, fruto da união de membros das igrejas Batista, resbiteriana do Brasil, Presbiteriana Unida, Metodista, Cristã Casa de Oração e Confissão Luterana.

Firmadas no propósito de auxiliar o próximo, as 6 igrejas se uniram para realizar um projeto que atendesse ao objetivo proposto. Assim, unidas, construíram em 1972 o Hospital Evangélico de Vila Velha. Como reflexo da seriedade da Aebes no trato com os recursos públicos, a Associação 
conquistou o respeito e o reconhecimento em todas as esferas, o que contribuiu para que pudesse assumir a administração da Maternidade Municipal de Cariacica e a gestão do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves.

Certificados e Filiações da AEBES

• Título de Utilidade Pública Estadual - Lei nº 1.761, de 02/01/1963.
• Título de Utilidade Pública Municipal – Lei nº 1.405, de 09/02/1972.
• Título de Utilidade Pública Federal – UPF Decreto nº 86.174, de 02/07/1981.
• Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social – Resolução nº 3, de 23/01/2009. Processo nº 71010004606/2006-47.
• Título de Organização Social - 2010

2) O QUE É UMA OSS?
Em maio de 1998 o Governo Federal aprovou a instituição da Organizações Sociais, autorizando a transferência da execução de serviços públicos, antes exclusivos do Executivo Federal, para entidades qualificadas como OS. Dentre os serviços autorizados estava a Saúde. Assim, uma OSS é uma entidade, sem fins lucrativos, destinada a prestar serviços de assistência mediante vínculo de contrato com o poder público.

3) O QUE É CONTRATO DE GESTÃO?

O instrumento que rege a relação entre uma OSS e o Setor Público, é o Contrato de Gestão. É basicamente um termo de parceria entre a Administração Pública e a entidade privada, com o objetivo de estabelecer direitos e deveres de ambas as partes, definindo as atribuições, responsabilidades e disciplinando a forma de controle que será utilizada para avaliação do desempenho da OSS.

4) O HEJSN ATENDE OUTROS CONVÊNIOS? POSSO PAGAR PELO ATENDIMENTO PARTICULAR?

O HEJSN é um hospital Estadual, administrado por uma OSS, dessa forma todos os atendimentos são feitos aos pacientes SUS, sendo vedado qualquer atendimento particular ou a outro convênio.

5) COMO A OSS APLICA OS RECURSOS PROVENIENTES DO SUS?

O Repasse recebido mensalmente é destinado às atividades determinadas no Contrato de Gestão, e nos Termos Aditivos que são assinados a cada ano. Todos os Recebimentos e Destinações de Recursos encontram-se publicados nesse site, para acompanhamento da sociedade, reafirmando o compromisso da OSS com a transparência dos gastos públicos.

6) COMO FAÇO PARA FAZER UMA CRÍTICA, UM ELOGIO OU DAR SUGESTÕES?

Entre em contato com o serviço de Ouvidoria: (27) 3331-7524 / (27) 98132-8460 / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

7) COMO FAÇO PARA FAZER PARTE DO QUADRO DE FUNCIONÁRIOS?

Se deseja fazer parte do quadro de funcionários do HEJSN, clique aqui e cadastre seu currículo.

Certificações
ONA 3