Você está aqui: Home > Seção > Capelania

Capelania

    Capelania

    Capelania, instrumento de Deus para regar o Jardim da Vida! “A nossa vida é como a grama; cresce e floresce como a flor do campo. Aí o vento sopra, a flor desaparece, e nunca mais ninguém a vê”. Salmo 103: 15-16 Davi ,servo do Senhor, conhecido como homem segundo coração de Deus, iluminado pelo Espírito de Deus, escreveu; “A vida do homem é semelhante à relva, tem o tempo certo para florescer”.

    Nós somos comparados tal qual um jardim e atraímos olhares poéticos que aproximam o amor e o carinho das pessoas. A vida é facilmente percebida por todos que admiram a bela natureza.

    Ah! como é lindo um jardim florido! Como é bom viver, chamar a atenção de olhares admiradores e apaixonados.

    Nossa vida precisa ter a beleza e a simplicidade de uma flor em um lindo jardim! Mas com o tempo, o jardim da vida envelhece e sofre as agressões de ervas daninhas, que enfraquecem a vida - a chegada das tristes doenças. O jardineiro, cuidador destas belezas naturais, precisa estar sempre atento a quaisquer mudanças e zelar pelo seu jardim, para que este permaneça lindo, atraente e apaixonante em todo tempo.

    Enxergamos o Serviço de Capelania Hospitalar como um instrumento de Deus para regar o jardim da vida das pessoas, sendo Deus o Criador do perfeito jardim.

    Deus tem chamado seus filhos e filhas e usado diversas pessoas para trabalhar como jardineiros de seu jardim e, com a graça do bom Deus, a Capelania Hospitalar tem levado alento, esperança, fé e amor a diversos corações.

    A visão de que o hospital é um jardim de flores que precisam ser bem tratadas, é com a intenção de que as flores continuem exalando perfume, vigor e alegria. A primavera da vida é muito rápida, o vento sopra sempre forte e esta vida pode a qualquer tempo desaparecer. Por isso a urgência do cuidado e da visita, para que nenhuma flor fique sozinha nesse imenso jardim.

    Sobre a Capelania Hospitalar, fomos ensinados por Jesus e tendo Ele a criado, sabemos da importância de mantê-la e de expandi-la.

    1 - Apoio da Capelania a Pacientes Internados e Familiares

    A Capelania do Hospital Evangélico de Vila Velha conta com pessoas especializadas e dotadas de habilidades, dons e talentos colocados a disposição do próximo, com o objetivo de servir, seguindo assim, a orientação do nosso maior Capelão, o Senhor Jesus Cristo. Os pacientes e seus acompanhantes são agraciados por este ministério, e cada um deles é confortado e consolado pelo nosso Serviço de Capelania.

    O Serviço de Capelania conta com a presença e dedicação de três funcionários – Capelã Maria Luiza Rückert, Capelão Arildo Almeida de Oliveira e a Auxiliar de Capelania, Cleusimar da Cruz Moreira, responsável pelo Ministério de Louvor, além de ter o apoio de mais de cem visitadores de diversas Igrejas Evangélicas, da Pastoral da Saúde e voluntários na área da música.

    As visitas são realizadas em todos os setores de assistência do Hospital Evangélico de Vila Velha, tais como: Urgência & Emergência, 2º, 3º, 4º e 5º andares, nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI’s), na Unidade de Alta Dependência de Cuidados (UADC), no Serviço de Nefrologia e no Serviço de Oncologia.

    Para o apoio espiritual da Capelania aos pacientes e familiares, contamos com voluntários que têm o dom da música e constantemente comparecem ao Hospital para um momento e louvor e adoração a Deus, juntamente com os pacientes e familiares. Esses momentos são feitos no hall dos 2º, 4º e 5º andares e nos setores de nefrologia, oncologia e Urgência & Emergência.

    Apresentaram-se semanalmente, nos corredores do hospital, os Grupos de Louvor das Casas de Oração de São Torquato (Grupo Transmitir) e de Novo México, Grupos Vocais das Igrejas Presbiterianas de Cobilandia e de Santa Rita (Filadélfia) e no último trimestre, o quarteto JASPE.

    Os grupos de visitadores da Igreja Presbiteriana de Vila Garrido e da 1ª Igreja Batista de Vila Batista estiveram presentes para louvar ao Senhor em muitos domingos, juntamente com os nossos pacientes, familiares e funcionários, 

    Ano após ano, a Capelania tem se empenhado em comemorar, de forma singela, o aniversário de pacientes internados com um momento de ação de graças, realizado pelo próprio Serviço, ou em outros momentos, por funcionários e voluntários da Capelania.

    Pela passagem do Dia das Mães, representantes da Igreja Batista Betel e da Igreja Metodista de Vila Garrido presentearam as mães pacientes com um breve momento devocional e com lembranças por elas confeccionadas, e com a participação musical do Coral HEncantar.

    Por ocasião do Dia dos Pais, os papais pacientes foram brindados com visitas especiais de voluntários evangélicos. Nessas datas comemorativas, o Coral HEncantar, do Hospital Evangélico de Vila Velha, tem mantido sua presença significativa, encantando pacientes, familiares e funcionários com belíssimos louvores. O Coral HEncantar e a Capelania realizam em parceria, cultos nestas datas comemorativas e também na Páscoa e no Natal, no hall do 2º andar. No ano de 2013, o culto de Natal dos pacientes recebeu a presença do Pastor Leonardo da Igreja Presbiteriana de Cobilândia, que falou palavras inspiradas aos corações que tanto precisavam de acalento. O Coral HEncantar, na parceria que sempre faz, apresentou musicas natalinas.

    Os familiares de pacientes internados também recebem o apoio pastoral da equipe do Serviço de Capelania e de visitadores; eles recebem livretos e mensagens de conforto e são contemplados com momentos devocionais e de louvor. Semanalmente, nas tardes das quintas- feiras, a Capelania realiza um significativo e muito frequentado momento devocional no hall do 2º andar.

    2 - Apoio da Capelania aos Serviços de Nefrologia e Oncologia

    Pacientes desses dois serviços, que nos são encaminhados pela equipe de trabalho, recebem o apoio pastoral da Capelania. Nos cultos realizados nas manhãs de terça, quarta e quinta-feira na capela, estão presentes muitos  pacientes  e acompanhantes do Serviço de Nefrologia.

    Em datas comemorativas, a Capelania realiza cultos nas dependências dos Serviços de Oncologia e de Nefrologia, mas as comemorações de Natal desses dois setores merecem destaque.

    Pacientes dos variados turnos noturnos da Nefrologia são privilegiados mensalmente com momentos de louvor e oração realizados por grupos vocais das Casas de Oração de São Torquato e de Novo México.

    Por ocasião do Natal, foram realizadas celebrações na Nefrologia, abrangendo todos os pacientes, inclusive dos turnos noturnos. A SAEBES e a 1ª Igreja Presbiteriana de Vitória (IPB) realizaram dois momentos devocionais natalinos marcantes e como já aconteceu em diversos outros natais, neste, a SAEBES mais uma vez doou panetones, que foram presenteados aos pacientes. O Coral HEncantar também fez uma apresentação com músicas natalinas e de agradecimento a Deus por mais um ano abençoado naquele setor.

    3 - Atuação da Capelania junto aos Funcionários do Hospital

    Os pastores da Capelania prontificam-se em fazer o acompanhamento pastoral dos funcionários que sentem necessidade de apoio espiritual em situações de enfermidade, luto, problemas familiares ou em circunstâncias adversas. A estes, são ofertadas literatura cristã nestas ocasiões.

    A Capelania faz-se presente nos TINC’s – Treinamentos Introdutórios a Novos Colaboradores, quando dirige com eles um breve momento devocional na abertura e lhes apresenta formas de  atuação do Serviço de Capelania Hospitalar.

    Juntamente com o Serviço de Psicologia do Setor de Recursos Humanos, a Capelania visita as funcionárias em licença maternidade e os funcionários afastados por enfermidade. Os bebês recém-nascidos recebem, em nome da instituição, a Bíblia das Criancinhas (SBB).

    Momentos devocionais são realizados em diversos setores de trabalho do Hospital Evangélico de Vila Velha: No núcleo administrativo, no CME, na Farmácia Central, na Manutenção, no Setor de Hotelaria e Serviços Ambientais, no Laboratório, na Tecnologia da Informação e no Serviço de Nutrição e Dietética.

    Merece destaque a comemoração dos queridos aniversariantes, que é realizada bimestralmente, com um momento devocional especial de gratidão a Deus.  Esta comemoração só é possível, devido à  parceria com o Serviço de Nutrição e Dietética, o Setor de Hotelaria e Serviços Ambientais e a Assessoria de Comunicação, além do apoio integral da Direção Geral do Hospital Evangélico.

    4 - Capelania e Voluntariado

    Uma das coisas mais difíceis da vida é o sentimento de fragilidade e impotência diante da adversidade que nos atinge. Para ajudar nossos pacientes a vencerem esse momento delicado, contamos com a presença de mais de cem voluntários de Igrejas Evangélicas instituidoras da AEBES e de outras denominações, além de uma equipe da Pastoral da Saúde. Eles têm sido bênçãos para os pacientes, seus familiares e também para os funcionários da instituição.

    Com este apoio, é possível a realização de visitas leito a leito, cultos e momentos devocionais por meio de apresentações dos grupos vocais já citados.

    Além da atuação de igrejas das denominações instituidoras da AEBES, fazem-se presentes os irmãos e irmãs de outras Igrejas: Assembléia de Deus de Santa Mônica, Assembléia de Deus de Jardim Marilândia, Assembléia de Deus do Aribiri, Igreja Batista Betel de Alvorada e de São Torquato, Igreja Batista Nova Aliança, Igreja Cristã Filadélfia e Igreja Evangélica Betânia. Destacamos também a participação voluntária e efetiva da tecladista Hulda Emmerich Oliveira, da Igreja Presbiteriana Unida do Ibes que, desde o ano de 2000, dedica semanalmente duas manhãs ao Hospital Evangélico de Vila Velha. Além destes voluntários relacionados, registramos com satisfação e gratidão, a presença da Federação de Homens Presbiterianos do Presbitério Central do Espírito Santo, que desde maio de 2004 mobiliza em suas igrejas campanhas de arrecadação de alimentos não perecíveis para o Hospital. Esses donativos são trazidos mensalmente ao hospital, em tardes de domingo, ocasião em que os irmãos presbiterianos também visitam pacientes e distribuem bíblias, Novos Testamentos e folhetos. Todos os anos, no 2º domingo de dezembro, essa Federação realiza um evento especial alusivo ao Dia da Bíblia, aqui em nosso Hospital.

    O Serviço de Capelania, na pessoa da Pastora Maria Luíza, juntamente com o Pastor Arildo e Cleusimar, vem reciclando e treinando novos voluntários, que já estão visitando os nossos pacientes. Eles foram treinados no mês de julho, quando chegaram trinta novos voluntários para completar nosso quadro de voluntariado. A Deus, toda Glória!

    Com muito afinco, os voluntários realizaram ao longo de 2013 cerca de 10.000 visitas a pacientes e acompanhantes.

    5 - Capelania e Maternidade Municipal de Cariacica

    Em conjunto com o Serviço de Psicologia do RH, a Capelania atua em visitas domiciliares às funcionárias da Maternidade Municipal de Cariacica em licença-maternidade, presenteando aos bebês em nome da AEBES, com a Bíblia das Criancinhas.

    Com o apoio da Direção da Maternidade Municipal de Cariacica, do Serviço de Nutrição e Dietética e da Hotelaria, a Capelania realiza a comemoração dos aniversários de funcionários e de médicos daquela Maternidade. Cabe à Capelania, o culto de ação de graças pela vida dos funcionários e o sorteio de brindes.

    Sempre que solicitada a presença de um membro da Capelania para prestar apoio pastoral a pacientes ou funcionários, há sempre o maior empenho em atender a esses pedidos. Da mesma forma, a Capelania esforça-se em estar presente em eventos da Maternidade Municipal de Cariacica, para os quais é convidada.

    A Federação de Sociedades Auxiliadoras Femininas (SAF’s) do Presbitério Sudeste da Igreja Presbiteriana do Brasil, desde novembro de 2008 realiza cultos na Maternidade Municipal de Cariacica nos domingos à tarde. Em datas comemorativas especiais, como por ocasião do Dia Internacional da Mulher, Dia das Mães e do Natal, as irmãs presbiterianas organizam momentos celebrativos e preparam kits para as mães. Também pela passagem do dia das mães, neste último ano, foi recebida a visita do Clube de Desbravadores, composto por juvenis da Igreja Adventista do Sétimo Dia de Santa Fé, que levaram mensagens de esperança para as mamães.

    6 - Distribuição de literatura cristã
    A Capelania tem sempre contado com a solidariedade dos Gideões Internacionais no Brasil; deles recebemos regularmente Novos Testamentos, que são distribuídos nos leitos, ofertados aos acompanhantes e funcionários. Novos Testamentos, Bíblias e folhetos também têm sido distribuídos pela Federação de Homens Presbiterianos do Presbitério Central do Espírito Santo (IPB). Irmãos e irmãs solidárias da 1ª Igreja Presbiteriana de Vitória (IPB) vêm realizando doações de Bíblias para serem posteriormente ofertadas pela Capelania a pacientes e funcionários. A Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Vila Velha vem fornecendo os seguintes devocionais a serem presenteados a pacientes, seus familiares e funcionários: Castelo Forte, Orando em Família, Senhas Diárias e Semente de Esperança.
    7 – Cultos de Ação de Graças pelo 41º Aniversário do Hospital Evangélico de Vila Velha

    Temos a alegria de destacar o culto de gratidão e louvor, realizado em comemoração aos 41 anos do Hospital Evangélico de Vila Velha. A celebração aconteceu na noite do dia trinta de novembro, no Cerimonial Boulevard Hall, que estava repleto de pessoas amigas, funcionários e outros convidados.

    A liturgia do culto foi presidida pelo Pastor Evaldo Carlos dos Santos – presidente da AEBES e representante da Igreja Batista, acompanhado dos representantes das demais igrejas que compõem a AEBES - Associação Evangélica Beneficente Espírito-Santense.

    O momentos de louvor ficou a cargo do ministério de louvor da Igreja Casa de Oração de São Torquarto e dos corais da AOC (Associação de Obreiros Cristãos) e HEncantar, composto por funcionários e voluntários do hospital. Coube ao Missionário Josias Vicente Teixeira, representante da Associação de Obreiros Cristãos, a honra de ler e ministrar a mensagem da Palavra de Deus. Ao final da mensagem, os dois corais apresentaram-se juntos com a música “Graças te dou”. 

    Pastor Evaldo Carlos dos Santos fez os agradecimentos finais, o momento de intercessão e a bênção final. O Coral HEncantar fechou a programação cantando “Aleluia” de Handel, na versão em português. Foi uma noite especial, onde o nome do Senhor foi exaltado diante de todos. A Ele se deu toda honra e glória. “A Capelania é constituída de homens e mulheres valorosos, missionários com uma missão especial dada por Deus, para serem agentes reconciliadores da criatura com o Criador”.

    Pastor Arildo Almeida de Oliveira - Serviço de Capelania do Hospital Evangélico de Vila Velha. Março de 2014.