Tel. Geral Tel. Consulta

Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves

O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves é o maior hospital público do Espírito Santo, destinado 100% aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), e administrado por uma Organização Social (OS), a Associação Evangélica Beneficente Espírito Santense (AEBES), contratada por meio de edital público.

A assinatura do contrato entre a entidade e o governo do Estado aconteceu em 31 de outubro de 2012 e sua inauguração foi realizada, em 23 de fevereiro de 2013, com a entrega de 60 leitos de Internação, 40 leitos de Terapia Intensiva, Ambulatório, Centro Cirúrgico, Laboratório e serviços de Diagnóstico por Imagem. Os demais setores seguiram um cronograma de abertura sendo, finalizado, em 01 de novembro de 2013, com a entrega de 60 leitos de internação da Maternidade de Alto Risco.

A unidade é fruto de um investimento de cerca R$165 milhões em recursos próprios do Governo do Estado e oferta, hoje, 427 leitos à população capixaba, sendo referência em urgência e emergência em traumas ortopédicos e neurológicos, gestação de alto risco e conta com um Centro de Tratamento de Queimados (CTQ).

A atenção integral à saúde perpassa também pelo investimento em ensino e pesquisa. Desde os primeiros anos de funcionamento, o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves têm conferido esforços na capacitação profissional e no conhecimento técnico. Assim, atualmente, é hospital-escola destinado à práticas de medicina para centenas de estudantes, além de campo de estágio para outras profissões e, desde 2014, possui um programa de residência médica, credenciado na Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), com a oferta anual de vagas em diversas especialidades.

Ao longo da sua história, o Hospital Dr. Jayme conquistou o nível máximo da acreditação hospitalar com o certificado ONA Nível III – Acreditado com Excelência. Além do certificado ISO 9001/2015, versão mais atual da organização. A unidade foi reconhecida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) como um dos melhores hospitais do país, sendo o único hospital público capixaba a configurar a listagem da ANS. Pelo Capixabas foi eleito, em 2016, na categoria Hospital Público no Prêmio Excelência em Saúde e conquistou o Prêmio Marcas Ícones nos anos de 2017 e 2018, todos da Rede Vitória de Comunicação.

Perfil de atendimento

O Hospital Dr. Jayme tem abrangência sobre 2,3 milhões de capixabas e oferta, presencialmente, as especialidades: Cirurgia Geral, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Plástica (não estérica - CTQ), Cirurgia Torácica, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Obstetrícia, Neurocirurgia, Ortopedia e Traumatologia, Cardiologia, Oftalmologia, Nefrologia, Bucomaxilofacial, Infectologia, Terapia Intensiva e Neonatologia.

O setor de diagnóstico por imagem tem capacidade para realizar, mensalmente, cerca de 15 mil exames de raio X, tomografia computadorizada, colonoscopia, ultrassonografia, ecocardiograma e ressonância magnética.

Estilo verde

O maior hospital público do Espírito Santo é também o mais moderno, adotando conceitos globais de sustentabilidade, acessibilidade, automação, acolhimento e flexibilidade. O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves foi construído levando-se em consideração o estilo ecologicamente correto, visando o consumo racional de recursos naturais. Assim, a energia solar é aproveitada para aquecimento da água e um reservatório coletor de águas de chuva destinado ao reaproveitamento para irrigação e lavagem de pisos. Os metais sanitários são do tipo economizadores.

O sistema de climatização é automatizado, com reduzida emissão de gases e consumo de energia. As luminárias contam com lâmpadas de alta eficiência. A ambiência hospitalar foi projetada adotando-se o conceito de humanização, trazendo conforto ao paciente, familiares e profissionais. As salas são amplas e acolhedoras e há ainda facilidades como lanchonete, acessos diretos ao serviço social, ouvidoria e maternidade.

Homenagem

O nome do hospital é uma homenagem ao médico e ex-secretário de Estado da Saúde, Jayme Santos Neves. Nascido em Vitória, em 1909, o médico é considerado um dos destaques em saúde pública em todo o País. Ele faleceu em 06 de novembro de 1998.

Filho de João dos Santos Neves e de Albina Gonçalves Morgado da Silva, Jayme Santos Neves formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1932. Além de ter sido secretário de Estado da Saúde, foi diretor do Hospital das Clínicas (Hucam), professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e assessor do Ministério da Saúde (MS) para Controle do Tabagismo no Brasil.

Um dos grandes destaques profissionais de Jayme Santos Neves foi sua atuação na luta contra a tuberculose. Ele foi um dos fundadores da Liga Espírito-santense contra a Tuberculose, entidade da qual também foi presidente e diretor da Divisão Nacional de Tuberculose.

Endereço: Avenida Paulo Pereira Gomes, s/n - Morada de Laranjeiras, Serra/ES.

Contato: (27) 3331-7500.

Certificações ona  iso 9001